Formação do Preço de Vendas - Aplicação ao Comércio

Nas minhas andanças e na área de consultoria, perguntei a alguns empresários: qual é o alíquota de imposto sobre a venda de seus produtos ou serviços?

A resposta de alguns deles: não sei, tenho que perguntar ao contador.

Por essa resposta, podemos ter uma breve ideia de como é calculado ou preço de venda de produtos e serviços de algumas empresas.

A empresa tem como objetivo primário ou lucro. Para obter lucro, vender seus produtos com uma margem de contribuição capaz de cobrir os custos fixos e obter o lucro necessário.

Nesta equação, consideramos três variáveis:

Volume de vendas ou faturamento, Margem de contribuição e Custos fixos

Na formação do preço de custo da compra :

Considere o valor da nota, mais frete da compra e menos créditos tributários ou, em alguns casos, acrescido ou imposto pela substituição tributária.

Na formação do preço de vendas:

Considerar o custo de compra, o percentual dos impostos sobre a venda, uma comissão, o frete de entrega (se houver), o custo médio financeiro da venda (cartões de débito, crédito ou tarifa de cobrança de bancos), em alguns casos, um taxa para cobrir inadimplência.

Podem ter outras alterações variáveis, dependendo do tipo de negócio e margem de contribuição, que normalmente usam produtos para produtos, para acompanhar preços de mercado.

O objetivo é, que não mescla vendas (produtos com margens diferentes), tem uma média de margem de contribuição que absorve os custos fixos e produz o resultado desejado.

Margem de contribuição é o valor ou o percentual que sobra uma venda após a redução dos seus custos variáveis. Esse cálculo está diretamente relacionado com o objetivo primário da empresa. Ele passa a ser de vital importância. É estratégico para o sucesso do negócio .

Observação : para treinar ou preço de venda de produtos e serviços industriais, devem ser considerados outros fatores não incluídos neste artigo.