Relatórios Gerenciais Empresariais

Vamos imaginar um carro sem nenhum painel indicador, sem nenhum reloginho para mostrar as condições operacionais do veículo. Dá para dirigir nestas condições?  Alguns acham que sim, pelo menos por algum tempo. A qualquer momento podemos ficar na estrada, com motor fundido, com falta de combustível, multados por excesso de velocidade ou por outro problema que os mostradores tradicionais teriam evitado.

Numa empresa é a mesma coisa. Dá para dirigir sem as informações básicas? Algumas funcionam mais ou menos assim, mas os riscos são muito grandes.

Quais os relatórios Gerenciais da sua empresa? Eles existem?  São analisados?  São os suficientes para um bom gerenciamento?

Quantos problemas podem ser evitados se gerenciarmos bem nossas empresas?

Alguns relatórios gerenciais que todo empresário deveria ter a sua disposição:

  1. Fluxo de Caixa Realizado

  2. Fluxo de Caixa Projetado

  3. Demonstração de Resultado Realizado

  4. Demonstração de Resultado Projetado

 Vamos detalhar um pouco o Fluxo de Caixa Realizado.

Na realidade são três fluxos de caixa, agrupados para forma o fluxo de caixa da empresa:

Demonstracao de Resultado

Facilidade de sua utilização:

Comparar mês a mês a evolução dos recebimentos, dos pagamentos e das despesas, visualizando as distorções com facilidade.

Verificar mês a mês se a empresa está gerando caixa nas suas operações normais e onde está aplicando esses recursos. Muitas decisões podem ser tomadas somente com essas informações.

Trata-se de um relatório extremamente simples de ser alimentado e fácil de ser interpretado.

Vamos detalhar um pouco o Fluxo de Caixa Projetado.

Na realidade são três fluxos de caixa, agrupados para forma o fluxo de caixa da empresa:

Fluxo de Caixa

Facilidade de sua utilização:

O Gestor da empresa tem sempre uma visão futura de no mínimo 30 dias, com o saldo de caixa provável desse período, ou seja, dia a dia. Isso permite tomar decisões com a finalidade de antecipar eventuais problemas de insuficiência de caixa e ou de aproveitar oportunidade para melhorar receita antecipando pagamentos futuros.

Relatório simples de ser elaborado e autoexplicativo para quem o interpreta.

Vamos detalhar um pouco a Demonstração de Resultado Gerencial Realizado.

A maioria dos empresários entende que esse relatório deve ser feito pelo contador. Com certeza o contador deve trabalhar com ele também. Acontece que o contador segue regras e normas legais para montar esses relatórios. Além disso, normalmente, demora para apresentá-los. As normas contábeis misturam custos fixos com custo variáveis o que dificulta, em parte, a utilização gerencial dessas informações.

Demonstracao Resultado Realizado

g) RESULTADO OPERACIONAL

Toda empresa visa lucro, mas o relatório que mostra se o resultado está acontecendo ou não existe, ou não é utilizado, e se existe quase nuca chega às mãos do empresário.

As empresas não fracassam em determinado mês; elas vêm tendo resultados negativos durante muitos meses até o ponto em que a recuperação fica mais difícil.

Essa situação pode ser evitada ou contornada nas fases iniciais do processo se as decisões forem adequadas. 

 Demonstração de Resultado Gerencial Projetado

O empresário pode trabalhar o ano todo e, ao final, constatar que o resultado foi diferente do que desejava.

Quem não planeja fica ao sabor do mercado; se não tem uma meta definida, o resultado vira obra do acaso, do humor do mercado.

A sugestão é montar uma Demonstração de Resultado Gerencial Projetado, prevendo mês a mês todas as receitas e despesas estimadas para o próximo período, utilizando a mesma estrutura que foi mencionada na Demonstração de Resultado Gerencial Realizada.

Mês a mês é possível analisar se está na direção desejada ou se precisa fazer algumas correções.

Embora alguns não acreditem, todos podem traçar o seu destino, só precisam verdadeiramente desejar (planejar e agir).

Rafaela Spilimbergo